O mercado de segurança patrimonial está sempre se modernizando. E graças ao avanço tecnológico, os clientes podem contar com soluções de proteção cada vez mais eficientes, como a segurança desarmada — com o uso de armas não letais.
O armamento não letal é indicado para a segurança de ambientes com grande circulação de pessoas, como shoppings centers, órgãos públicos, condomínios residenciais, entre outros, pois reduz a mortalidade das ações e não coloca em risco a integridade de quem circula pelo local.
Quer entender mais sobre a segurança desarmada e o uso de armas não letais? Então continue acompanhando o artigo que preparamos.
As armas não letais
O conceito de “não letal” foi determinado de forma simultânea nos Estados Unidos e na Europa, no início da década de 1990, e se refere a armas projetadas e utilizadas para incapacitar temporariamente pessoas ou materiais que possam gerar riscos para o ambiente, ao mesmo tempo em que minimizam mortes e ferimentos permanentes, danos indesejáveis à propriedade e comprometimento do meio ambiente.
As armas não letais permitem a preservação da vida, pois realizam a neutralização da ameaça sem causar óbito e/ou lesão corporal grave que possa levar à morte.
No setor de segurança, o armamento não letal pode ser utilizado por vigilantes patrimoniais formados, desde que os profissionais tenham realizado um curso de extensão específico para manuseio desse armamento, conforme estipulado pela Portaria 358/09.
Além disso, existem armas não letais que são de uso restrito a empresas de segurança especializada e de segurança orgânica, como:
- Balas de borracha: balas que devem ser disparadas na direção das pernas, sempre evitando a região da face e do pescoço.
- Gás lacrimogêneo: substância que provoca forte ardência nos olhos e produção excessiva de lágrimas.
- Spray de pimenta: substância que causa irritação nos olhos e nas vias respiratórias.
- Bastão de choque: equipamento que emite descargas de até 50 mil volts, paralisando temporariamente o agressor.
- Taser: aparelho que lança dardos que penetram na pele e liberam descargas elétricas de até 50 mil volts, paralisando o agressor.
Quando optar por armas não letais?
Como mencionamos no início do artigo, o uso de armamento não letal é indicado para ambientes com grande circulação de pessoas, pois reduz os riscos de mortes e ferimentos letais.
Contudo, antes de optar pela proteção através de armas não letais é preciso realizar um estudo completo e elaborar um projeto de análise de risco do negócio.
Afinal, cada ambiente é único e possui vulnerabilidades específicas que devem ser analisadas por profissionais capacitados. Por isso, o ideal é que o cliente procure uma empresa reconhecida no mercado e especializada em terceirização de segurança.
Somente uma parceira adequada possui a expertise necessária para elaborar um plano de segurança efetivo e que atenda as necessidades de cada ambiente.
As armas não letais são eficazes?
Para quem não está familiarizado com os procedimentos de segurança, é normal questionar a eficiência do armamento não letal.
No entanto, quando aliados a treinamentos específicos e a pessoal capacitado, os equipamentos não letais permitem a realização de um trabalho de segurança de alto nível, imobilizando temporariamente a ameaça durante situações que demandam a utilização de força, por exemplo.
Mas vale ressaltar que apesar de não letais, este tipo de armamento pode ferir com gravidade se utilizado de maneira incorreta. Por isso, o manuseio das armas não letais deve ser restrito a pessoas com a devida capacitação, como vigilantes e policiais.
Segurança patrimonial é com a Juiz de Fora
Especializada em segurança patrimonial integrada, a Juiz de Fora atua há 35 anos no mercado de vigilância, oferecendo soluções de proteção desarmada (uso de armas não letais) para escolas, shoppings, escritórios, órgãos públicos e demais espaços.
Nossos profissionais são altamente capacitados e possuem treinamento em vigilância patrimonial, além das certificações necessárias para a utilização de armas não letais.
A Juiz de Fora alia ampla expertise, alta qualidade de serviços e excelente custo benefício para entregar as melhores soluções em segurança patrimonial para os clientes.
Nossos especialistas atuam de forma consultiva, identificando as necessidades de cada cliente e propondo a solução que melhor atende às demandas.
A Juiz de Fora ainda avalia o perfil de cada profissional de forma individual, selecionando os colaboradores mais adequados para as atividades de vigilância e proteção.
Entre em contato conosco e conheça o serviço de escolta desarmada da Juiz de Fora.