Tudo sobre ronda patrimonial e ronda motorizada

Entenda o que é ronda patrimonial e ronda motorizada e confira os principais tópicos relacionados a esses serviços de segurança.

Com o aumento constante da criminalidade e de casos de roubos e furtos, principalmente nas grandes cidades, garantir a integridade de empresas e ambientes residenciais se tornou uma necessidade. Por isso, cada vez mais pessoas estão investindo nos serviços de ronda patrimonial e ronda motorizada.

Apresentando um caráter preventivo, estes serviços de segurança inibem possíveis ações criminosas, evitam riscos e ameaças e garantem maior proteção a pessoas, bens materiais, empresas, condomínios e demais ambientes.

Mas você sabe o que é ronda patrimonial e ronda motorizada e por que é importante contar com esses serviços?

Confira tudo sobre o assunto no artigo de hoje!

O que é ronda patrimonial e ronda motorizada?

A ronda patrimonial, ou ronda de segurança, consiste nas patrulhas realizadas por vigilantes tanto com o auxílio de um veículo quanto a pé, ou ainda com a presença de um cão devidamente treinado ou apoio tecnológico.

Este tipo de serviço é muito utilizado por empresas, indústrias, escolas e condomínios fechados, devido a ampla área de cobertura da patrulha. Vale ressaltar ainda que a ronda patrimonial é planejada de forma personalizada, conforme o perfil de cada local onde o serviço será realizado.

Já a ronda motorizada, como o nome já indica, é a patrulha realizada com o auxílio de um veículo, como viatura, moto, quadriciclo, entre outros, mas que segue os mesmos princípios da ronda realizada pelo vigilante.

A ronda motorizada é uma solução eficiente para complementar a vigilância privada e ampliar a área de monitoramento.

De modo resumido, ronda patrimonial e ronda motorizada são serviços de monitoramento e fiscalização de áreas e pessoas, visando identificar possíveis ameaças e riscos que possam causar prejuízos à integridade do local e das pessoas que o frequentam.

Quais as funções destes serviços de segurança?

A ronda patrimonial e a ronda motorizada têm diversas funções, como: monitorar áreas vazias ou com pouca movimentação entre os pontos de segurança; realizar o suporte ao controle de acessos de veículos e de pessoas; identificar e atenuar eventuais situações que ofereçam risco ao patrimônio e às pessoas; reforçar a segurança das imediações; impedir a presença de estranhos; e zelar pela ordem e segurança de um ambiente.

Como funciona a ronda patrimonial?

Para garantir um serviço de qualidade, a ronda patrimonial deve seguir alguns parâmetros, independentemente se for ronda motorizada ou realizada a pé, com o auxílio de cães treinados, dispositivos tecnológicos, etc.

Além disso, é fundamental que a empresa realize um planejamento criterioso, visando os melhores resultados no quesito segurança e prevenção de riscos.

Confira um pouco mais sobre as diferentes opções de ronda patrimonial e como elas funcionam:

  • Ronda de segurança a pé

Na ronda a pé, o vigilante percorre praticamente todas as áreas da propriedade, ficando em contato direto com os frequentadores do local e identificando situações incomuns com mais facilidade.

Normalmente, esse tipo de serviço é realizado internamente ou em distâncias menores, que não necessitam do auxílio de um veículo.

  • Ronda motorizada

Contando com o auxílio de um veículo, como carro, motocicleta, bicicleta, patinete elétrico, entre outros, a ronda motorizada é bastante utilizada para fazer a segurança de áreas extensas ou difíceis de serem percorridas a pé, oferecendo maior agilidade e mobilidade aos vigilantes.

Por percorrer grandes perímetros, este tipo de monitoramento é eficiente em condomínios fechados, estacionamentos, pátios de indústrias, centros comerciais e escolas.

Contudo, é importante ressaltar que o veículo utilizado na ronda motorizada precisa estar devidamente caracterizado e deve circular em baixa velocidade.

  • Ronda patrimonial com drone

Nesta modalidade, o profissional vigilante realiza o controle e monitoramento do drone, enquanto o equipamento patrulha as imediações. Caso alguma situação incomum seja identificada, a polícia é imediatamente acionada.

Quais os equipamentos utilizados na segurança patrimonial?

Independentemente de ser realizado a pé ou com o auxílio de um veículo (ronda motorizada), o serviço de segurança patrimonial deve contar com equipamentos adequados para esse tipo de trabalho.

Confira quais são os principais materiais utilizados nas rondas de segurança:

  • Uniforme apropriado;
  • Equipamentos de comunicação;
  • Lanterna, apito e demais acessórios;
  • Arma de fogo e colete à prova de balas;
  • Armas não letais (saiba mais sobre esse armamento aqui);

Entre outros…

Tipos de ronda de segurança patrimonial

Antes de contar com as soluções de segurança patrimonial, é preciso conhecer as diferentes modalidades desse serviço.

As rondas de segurança podem ser classificadas em dois tipos:

  • Rondas internas

As rondas de segurança patrimonial internas, como o nome já indica, são realizadas no interior das instalações, em setores desativados ou com o expediente encerrado.

Este tipo de rona pode ser motorizada ou a pé, e tem a finalidade de identificar uma série de irregularidades, como: presença de pessoas em locais proibidos; veículos estacionados de forma irregular; excessos de velocidade em garagens, estacionamentos e ruas; entre outras.

  • Rondas periféricas

As rondas periféricas abrangem todas as áreas entre o espaço construído e as barreiras perimetrais, checando os entornos e garantindo a segurança do local.

Podendo ser realizada a pé ou com o auxílio de um veículo, a ronda periférica garante que regiões de muros e cercas estejam protegidos e livres da presença de intrusos.

  • Ronda patrimonial: planejamento e preparação

O planejamento da ronda patrimonial é uma das etapas mais importantes do serviço de segurança, pois garante que as necessidades dos clientes estejam alinhadas aos processos executados pela equipe de vigilantes.

Dessa forma, um bom planejamento de ronda patrimonial deve abranger:

  • A finalidade da ronda: estratégica ou para cobrir falhas na segurança;
  • O tipo de ronda: a pé, motorizada, com auxílio de cães, periférica ou interna, etc;
  • O trajeto a ser realizado: percurso adequado para cobrir os pontos vulneráveis;
  • O tempo de duração: baseado no tipo de ronda e trajeto determinado;
  • A frequência da ronda e horários estipulados: em quais turnos e horários será realizada a ronda, quantas vezes ao dia, etc.

Por que contar com serviços de segurança?

Seja em uma empresa, indústria, centro empresarial ou condomínio residencial, contar com serviços de segurança é essencial para aumentar a proteção do local, assegurar a integridade do patrimônio e garantir mais tranquilidade para as pessoas que frequentam o espaço.

Além de todas essas vantagens, os serviços de segurança patrimonial ainda reduzem os riscos de furtos e roubos, minimizam os custos e contribuem para a valorização do patrimônio

Contudo, para garantir a efetividade dos serviços de proteção patrimonial e obter resultados satisfatórios, é preciso contar com uma empresa de segurança reconhecida no mercado, com a expertise necessária para atuar no setor, e que conte com profissionais qualificados e estrutura completa para atender às necessidades de cada cliente.

Há 35 anos no mercado, a Juiz de Fora se tornou referência na área de segurança, aliando serviços de alta qualidade e um excelente custo benefício para os clientes.

Somos especialistas em proteção e segurança, e oferecemos soluções como:

  • Segurança armada;
  • Segurança desarmada;
  • Segurança eletrônica;
  • Escolta armada;
  • Segurança pessoal e privada.

Nossos profissionais com amplo conhecimento na área de segurança ainda oferecem serviços de consultoria para esquemas de segurança pessoal e de estabelecimentos, garantindo mais tranquilidade e proteção para o seu dia a dia.

Entre em contato com nossos especialistas e conheça a solução de segurança mais adequada para as suas necessidades.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin